18/03/2025
A Sociedade Portuguesa para o Estudo da Patologia do Joelho (SPEJ), afiliada da Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia (SPOT), realizou o webinar “Imprescindível Saber sobre Lesões Ligamentares do Joelho”, que reuniu especialistas de renome para debater as mais recentes abordagens no tratamento destas patologias. O evento decorreu na plataforma Zoom e contou com a moderação de Paulo Ribeiro de Oliveira, da ULS S. João, e José Tulha, do Hospital da Prelada.
A sessão iniciou-se com uma introdução, seguida por um conjunto de palestras conduzidas por peritos na área. Mário Vale, do Hospital CUF Descobertas, deu início ao ciclo de intervenções abordando a reconstrução do ligamento cruzado anterior e a sua preferência pela utilização de isquiotibiais. Em seguida, Nuno Camelo Barbosa, do Hospital Lusíadas Porto, explicou a sua escolha pela realização sistemática de LET ou ALL na reconstrução do cruzado anterior.
Nuno Marques Luís, também do Hospital CUF Descobertas, explorou os critérios para tratar o ligamento colateral medial, detalhando os momentos e métodos mais indicados para a intervenção. Posteriormente, Pedro Pessoa, do Hospital Ortopédico Sant’Iago do Outão, discutiu as opções cirúrgicas para lesões multiligamentares complexas, analisando os benefícios de uma abordagem em um ou dois tempos.
Carlos Queirós, do Hospital Luz Arrábida, encerrou o ciclo de apresentações com uma revisão aprofundada sobre a plástia do ligamento cruzado anterior, oferecendo insights baseados na sua experiência clínica.
O evento contou ainda com a presença de Paulo Felicíssimo e Inês Balacó, em representação da Direção da SPOT, sublinhando a relevância do tema para a comunidade ortopédica.
Este webinar proporcionou uma oportunidade valiosa para profissionais de saúde e estudantes aprofundarem os seus conhecimentos, promovendo a atualização científica e a troca de experiências entre especialistas da área.