A Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia (SPOT) organizou o seu 3.º webinar, subordinado ao tema “Imprescindível a saber sobre fraturas do tornozelo”, no dia 4 de julho, através da plataforma ZOOM, tendo contado com mais de 100 participantes.
A moderação ficou a cargo de Marta Gomes, do Hospital da Luz Arrábida, e de Manuel Resende Sousa, do Hospital da Luz Lisboa.
“Cumprimos o objetivo de alertar para situações menos óbvias no âmbito das fraturas do tornozelo e que podem condicionar a recuperação e prognóstico dos doentes”, afirmou o moderador, acrescentando que foi “um webinar tranquilo, despretensioso, em que todos manifestaram a sua opinião ajudando na partilha e aquisição de conhecimento”.
Realçou, ainda, a participação ativa e presença de ortopedistas de Angola e Moçambique e o facto de a Secção de Tornozelo e Pé se ter prontificado para ações de formação com os colegas desses países.
“Pearls and Piftalls” foi o tema conduzido por Nuno Esteves, do Hospital CUF Trindade, Porto e Hospital de Santa Maria Maior, Barcelos; “Lesões ocultas”, por João Vide, do Hospital da Luz Lisboa e Hospital Particular de Faro; e, por fim, “Lesões da sindesmose/ maléolo posterior”, por Nuno Brito.
“Sendo uma fratura comum e cujo tratamento nem sempre é valorizado, nunca será demais rever conceitos, que para uns serão claros, mas que para outros será sempre uma oportunidade de aprendizagem”, concluiu Manuel Resende Sousa.