Webinar junta profissionais para debater o tratamento de lesões osteocondrais

O webinar sobre “Tratamento de Lesões Osteocondrais – Aloenxerto osteocondral fresco ou prótese de resurfacing’”, uma iniciativa dinamizada pela Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia (SPOT), decorreu no dia 2 de maio, via Zoom, com foco no tratamento das lesões osteocondrais, via aloenxerto osteocondral fresco ou “prótese” resurfacing.

Com moderação de João Espregueira Mendes, da Espregueira Clinics, e de Fernando Fonseca, do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra, a sessão iniciou-se com a mensagem de boas-vindas de João Gamelas, Presidente da SPOT. Foi ainda realçada a importância de debater sobre aloenxertos frescos e pequenos implantes, sendo que João Espregueira Mendes sublinhou a dificuldade em obter este tipo de recursos em Portugal, para tratamentos regenerativos e totais.

Neste sentido, uma das apresentações foi conduzida por Fernando Fonseca e João Oliveira, onde refletiram sobre o “tratamento de defeitos osteocondrais” e “enxertos osteocondrais frescos”. Salienta-se ainda a intervenção de Christian Kothny, proveniente do München Ortho Center, da Alemanha, que conduziu uma apresentação sobre o tema dos implantes “resurfacing”, com foco na “substituição metálica para defeitos cartilaginosos do joelho e do tornozelo e a sua ligação ao sucesso no ato de “reconstruir a anatomia do doente”.