A campanha “Josephine Explica a Escoliose”, em colaboração com a Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia (SPOT) e a Medtronic, realizou o seu 1.º webinar dedicado à escoliose pediátrica. Este evento contou com a participação de especialistas de renome e relatos de pessoas que vivenciaram a condição da escoliose, tendo tido um grande número de participantes.
A abertura foi feita pelo coordenador da campanha, João Lameiras Campagnolo, que destacou que a iniciativa tem como objetivo “informar, educar e, neste caso específico, superar as barreiras tradicionais entre profissionais de saúde e a população em relação à escoliose”. O evento contou também com a presença de Jorge Alves, vogal da Direção da SPOT, que assumiu a função de moderador.
O primeiro palestrante foi Nuno Alegrete, do Hospital CUF Porto, que explicou os princípios básicos da escoliose, enfatizando as suas principais características, desafios e opções de tratamento, dada a curvatura lateral que define essa deformidade da coluna vertebral.
Em seguida, Ricardo Almeida, do Hospital de Curry Cabral – ULS São José, Lisboa, destacou a relevância da deteção precoce da escoliose, essencial para garantir tratamentos menos invasivos e mais eficazes, especialmente no caso da escoliose idiopática do adolescente, a forma mais comum da doença.
Maria Pia Monjardino, do Serviço de Ortopedia Pediátrica do Hospital Pediátrico de Coimbra, apresentou os 10 sinais de alerta que podem ser identificados pelo público, com o intuito de facilitar o diagnóstico precoce em crianças e adolescentes.
Além das apresentações médicas, Mariana Durães Moreira, estudante de Medicina, partilhou a sua experiência pessoal com o diagnóstico e tratamento da escoliose, trazendo à discussão os desafios e superações de quem vive com esta condição.
Mário Martins, do Colégio Efanor, também participou, relatando a importância do papel dos educadores na deteção de alterações posturais em alunos, reforçando o papel da escola neste processo. Também partilhou a sua experiência como pai de uma criança com escoliose.
O webinar foi bastante participado, respondendo a diversas questões do público e incluindo uma animação informativa sobre a escoliose, além de um debate interativo entre especialistas e participantes.