No dia 28 de setembro de 2024 decorreu o webinar organizado pela Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia (SPOT) sobre “Conceitos Atuais em Cirurgia Minimamente Invasiva da Coluna: Princípios, Evolução, Vantagens e Limitações”, que contou com a participação de especialistas da área para abordar as últimas tendências e técnicas inovadoras neste tipo de cirurgia.
O evento foi moderado por Artur Teixeira, que iniciou a sessão com uma breve introdução, que contextualizou a importância crescente da cirurgia minimamente invasiva da coluna no cenário clínico atual. “As técnicas de invasão mínima na cirurgia têm revolucionado todas as áreas cirúrgicas de forma transversal e tem confirmado a realização dos seus objetivos de tratamento com o menor dano colateral possível”, afirmou o moderador.
A primeira apresentação foi conduzida por Luís Teixeira, que abordou a cirurgia tubular, explicando como esta técnica oferece uma abordagem eficaz para certas patologias da coluna, minimizando os danos aos tecidos circundantes. “Longe vão os tempos em que ‘grande incisão, grande cirurgião’ era o lema que se pautava a cirurgia da coluna. Hoje sabemos por experiência própria e por experiência científica de que as cirurgias da coluna estão condicionadas a destruições por incisões grandes. Estão condicionadas a destruições musculares extensas, que aumentam quanto maior o período de retração singular”.
Seguiu-se Miguel Loureiro, que detalhou a técnica de cirurgia endoscópica uniportal, destacando as suas vantagens em relação a métodos mais convencionais e a sua aplicação em casos complexos. Já Eduardo Pinto encerrou o conjunto de sessões com uma apresentação sobre a cirurgia endoscópica biportal, o que contribuiu para a reflexão sobre em que situações cada técnica é mais indicada.
Por fim, o evento terminou com um momento de discussão, onde os profissionais de saúde presentes esclareceram dúvidas sobre a implementação das técnicas discutidas, promovendo o avanço científico e técnico na área da Ortopedia.